Twitter Updates

    follow me on Twitter

    Seguidores

    Widget

    sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

    Cidade Maravilhosa?

    Moro há 10 anos em Santos.
    Não posso dizer que sinto que isso aqui é a minha casa, pois nunca senti, mas, além disso, hoje posso dizer que me sinto enojada por morar em Santos.
    A "bela cidade", cujos nativos idolatram e dizem querer morrer aqui - pobres criaturas - é, além de uma cidade suja, cheia de gente mal educada, sem qualquer tipo de estrutura de cidade grande, apesar de se vangloriar pela posse do maior porto latino-americano, enfim, além disso tudo, Santos é suja de dentro para fora.
    Ao conversar com um amigo, bem informado, consciente e cansado dos comentariozinhos preconceituosos dos "nobres" santistas em relação às outras cidades da Baixada Santista, ele me disse que nada foi noticiado sobre as enchentes aqui na cidade de Santos.
    Pois é, choveu pra cacete, o estado de São Paulo encheu, os telejornais locais, também conhecidos como covis, noticiaram os estragos em São Vicente, em Guarujá, em Cubatão.Santos? Para Santos apenas as boas (muitas vezes exageradamente) notícias.
    Todo mundo mete o pau no esquema político do Norte e Nordeste do país, mas Santos, a bela cidade dos pedantes e cegos santistas, é um coronelado assumido, cujo comando é dividido por quatro quadrilhas: a do Sr. Armênio Mendes, que está acabando com a geografia da cidade e, ouso dizer, mudando até mesmo o clima com seus prédios que barram o vento o sol e outras condiçoes naturais (cuidado ao brincar de Deus, Sr. Mendes), pela mafiosa família Santini, que controla tudo o que é noticiado por aqui - afinal, eles monopolizaram a comunicação por aqui, pela família Teixeira (que parece estar perdendo espaço) e, finalmente, pela trupe do nosso prefeito João Paulo Tavares Papa, também conhecido como leão-de-chácara de um outro senhor muito conhecido pelos santistas - o ex-prefeito Beto Mansur.
    há dois motivos para que as catástrofes santistas não sejam noticiadas: um deles, é o fato de as enchentes terem acontecido na Zona Noroeste da cidade, lugar humilde. Afinal, pobre morrendo não é desgraça, né? Tragédia é quando morre criança loirinha, riquinha.
    O outro motivo, e mais perigoso, não é apenas o elitismo inerente à sociedade santista, mas o jogo de interesses com o qual os meios de comunicação compactuam (exatamente porque fazem parte dele). Para quê noticiar que Santos também enche, que também tem problemas? Para desvalorizar os imóveis que o Sr. Mendes constrói? Para fazer com que a prefeitura não possa mais justificar as taxas abusivas que cobra? É aí que entra a família Santini, maquiando tudo com a sua verdade, verdade que os santistas abraçam piamente ao concordarem que essa é a melhor cidade do mundo.
    Senso crítico também é amor, santistas, orgulhosos santistas, salvem essa cidade da imundice física e política, da hipocrisia que vem de casa, do elitismo barato e do preconceito. Pois vocês, vocês mesmos que chamam os kalungas de "índio", que dizem que em Praia Grande só há farofeiros e que desmerecem todas as cidades ao redor, estão ficando para trás, especialmente no quesito civilidade.

    2 comentários:

    Anônimo disse...

    Parabéns Paula!

    Já até copiei seu artigo e vou espalhar entre os "nobres santistas". Agora eu moro em Itanhaém... que para os Santista tb é lixo, pois não é litoral Norte... pode?? Credo! Mas concordo com tudo o que vc disse e tb já perdi, apesar de Santista de nascimento, muito do orgulho que eu tinha pela minha cidade!
    Beijos e continue escrevendo!

    Anônimo disse...

    Bom, você contou para a Karina que este texto foi escrito por ti em cima de fatos contados por mim?

    Mas enfim, nao vem ao caso, só quero que você atualize essa bosta

     

    Pink Girlz Blogger Template | Blogger Clicks Design